quarta-feira, 5 de maio de 2010

Educação com afeto

"Receber educação é um direito de todos, assegurado pela Constituição Brasileira. No entanto, a maioria permanece à margem desse direito, pois ainda não teve a chance de adentrar no mundo dos saberes, dos conhecimentos e das técnicas.

O homem só se desenvolve plenamente pela educação e por sua relação com os outros, em que a troca de conhecimentos e experiências proporcionarão construir sua história de vida. Para isso, precisamos investir e contribuir com nosso trabalho, na construção de uma pedagogia na qual ele resgate sua auto-estima e demonstre sem nenhum medo a sua capacidade de afeto, ficando feliz com a felicidade do outro. Precisamos construir e reconstruir o mundo a partir de laços afetivos que tornem as pessoas e as situações preciosas, portadoras de valor.

A retomada desses laços será possível por meio de um processo educativo voltado para este fim, buscando novas vertentes que levem o homem a redescobrir-se no que tange a seu afetivo emocional, cabendo aos educadores e professores essa ação incentivadora, valorizando o ser humano, a pessoa, aqui representada na categoria de aluno.

Ao demonstrar afetividade no relacionamento educando/educador, estamos investindo numa educação com qualidade humana, capaz de reverter a aprendizagem mecânica e fria que assola a maioria das salas de aula."


( Trecho do texto de Ester Ratis de Santana: Pedagoga. Mestre em Educação. São Luís / MA. E-mail: eratis@zipmail.com.br - Retirado da Revista do Professor – Ano 23 – Número 92 – outubro/dezembro 2007 )


Fonte: http://paixaodeeducar2.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário