Simone Carlberg
O termo “dispedagogia” tem sido utilizado para nomear os sintomas apresentados por uma Instituição na sua prática educativa. Dis, significando dificuldade e pedagogia compreendida como “a arte de instruir, ensinar ou educar crianças”, ou seja, as dificuldades encontradas pela Escola na sua prática, referentes à metodologia de ensino, ou ao vínculo que estabelece com seus alunos.
A Escola enquanto “produtora” de dificuldades de aprendizagem.
Entende-se que a Escola, muitas vezes, produz dificuldades de aprendizagem em seus alunos devido aos obstáculos encontrados para a implantação e execução de um plano curricular. Esta “dispedagogia” é o ponto de partida para a compreensão da complexidade encontrada pela instituição Escola.
A dispedagogia é o conjunto de sintomas apresentados pela Escola, não apenas um termo diagnóstico. (leia o texto na íntegra)
Qual sua opinião sobre este assunto: você acha que as instituições de ensino podem ser "produtoras" de dificuldades de aprendizagem ou a origem dessas encontram-se sempre fora do contexto institucional?
Fonte: http://www.abpp.com.br/abppprsul/artigos/psicopedagogia-institucional-simone-carlberg.doc
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Infelizmente, muitas instituições de ensino além de não conseguirem resolver os problemas de aprendizagem que os aprendentes trazem consigo, conseguem aumentá-los ainda mais através de metodologias e relações inter-pessoais que desfavorecem a construção do conhecimento.
ResponderExcluirsim.
ResponderExcluirPrecisamos nos preparar melhor para exercermos a arte de ensinar.
Márcia Helena Sales
neaescoladaterra.blogspot.com
Muito importante saber o significado da DISPEDAGOGIA. O mais interessante é divulgar o termo e estudar com os professores a melhor maneira de evitá-la.
ResponderExcluirInfelizemnte, eu concordo, tanto as intituições como muitos professores. Leiam o artigo sobre a humildade pedagógica. Um assunto complementa o outro.
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